sexta-feira, 25 de junho de 2010

Odonata

Ordem formada por: libélulas, lavadeiras, zigue-zague, calunga e cavalo-do-cão.
São conhecidas cerca de 6 mil espécies descritas, em geral medindo entre 2-16 cm. São insetos anfibióticos e se desenvolvem por hemimetabolia. Os adultos tem cabeça grande e móvel, olhos compostos salientes, com 10 a 30 mil omatídeos e 3 ocelos. Possuem antenas curtas e setáceas, aparelho bucal mastigador, abdome alongado, são predadores bastate eficientes, possuem todas as pernas ambulatórias, 4 asas longas, estreitas, membranosas e bastante inervada. São excelentes voadores.


São geralmente diurnos. A sua reprodução é sexuada, sendo que machos e fêmeas podem acasalar várias vezes ao longo do dia. Antes da cópula, o macho transfere o esperma através do orifício genital (gonóporo) situado no 9° segmento para os órgãos copuladores situados no lado ventral do 2° segmento abdominal.

Na cópula, o macho segura a fêmea pelo "pescoço" e esta, dobrando o abdome para baixo e para frente, entra em contato com o órgão copulador do macho. Isso ocorre geralmente durante o voo.



São divididos em duas sub-ordens:
Sub-ordem: Zygoptera (pousam com asas sobre o abdome e tem os olhos composos separados).


Sub-ordem: Anisoptera (pousam com as asas estendidas perpendicularmente ao corpo, e tem os olhos juntos).



5 comentários:

  1. Espero que o Blog continue no ar! Gostei muito de Verdaaade!
    Lais

    ResponderExcluir
  2. pelo que eu saiba, cavalo-do-cão é hemyptera e não Odonata! É da ordem das vespas, abelhas, formigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hemyptera são percevejos, cigarras, cigarrinhas, soldadinhos... O que vc quis dizer são hymenopteras, que são as abelhas, vespas e formigas!

      Excluir
  3. O cavalo do cão NÃO pertence a ordem odonata e sim a ordem hymenoptera!

    ResponderExcluir