sexta-feira, 25 de junho de 2010

Blattodea


São conhecidas cerca de 4.100 espécies, nas quais 1.300 estão na região neotropical. Possuem o corpo oval, cabeça triangular e medem cerca de 3-65mm de comprimento. Possui grandes olhos compostos. As antenas são foliformes e possui aparelho bucal mastigador.
As pernas são ambulatórias e possuem espinhos. Possuem dois pares de asas sendo o 1º tégmina e o 2º membranoso. Seu abdome é séssil e possui um par de cercos e os machos possuem um par de estilos.
Possuem hábito solitário e noturno. São onívoros (comem de tudo). Possuem pouca importância agrícola. Mas compreendem uma das mais frequentes e importantes pragas domésticas. São vetores de protozoários e por isso causam doenças como a giardiose.

CURIOSIDADES:

Barata voadora
(Periplaneta americana)

São conhecidas como barata-voadora, barata de esgoto, etc. Medem cerca de 22-32 mm de comprimento. São cosmopolitas, vivendo em todos os lugares. A alternância de habitat destes insetos durante o dia e à noite, lhes confere condições verdadeiramente excelentes como contaminadores. Durante o dia repousam em ambientes escuros, úmidos e quentes como tubulações de esgotos, fossas sépticas e latrinas. À noite invadem habitações.

Atuam como vetores mecânicos de agentes patogênicos, como hospedeiros intermediários de vários helmintos, além de veicular em diversos vírus, fungos e protozoários. A temperatura é um dos principais fatores ecológicos que influi, tanto direta como indiretamente nos insetos. Diretamente afetando o desenvolvimento e comportamento, e indiretamente na alimentação.
O desenvolvimento embrionário das P. americana é influenciado diretamente pela temperatura. O período de incubação é de 40-49 dias dependendo da temperatura. O número de mudas para se atingir a maturidade é variável sendo de 11-13 em machos e 9-13 em fêmeas. A duração de cada ínstar da ninfa pode variar entre 14-33 dias.
A cópula, em P. americana, pode ocorrer uma única vez.E a freqüência de oviposição, pode apresentar uma variação individual significativa. O intervalo entre a oviposição em P. americana é de 5 a 6 dias, entretanto, relatos afirmam que em condições normais, P. americana produz uma ooteca a cada 3 ou 5 dias.



Fonte:UFPEL

Blatta orientalis


Possuem hábitos alimentares bastante variados. Possuem o hábito de regurgitar um pouco do alimento parcialmente digerido e depositar fezes ao mesmo tempo que se alimenta. Mede cerca de 1 centímetro de comprimento na fase adulta.

2 comentários:

  1. muito interessante, obrigado pelas informaçoes

    ResponderExcluir
  2. Eu posso fazer um tcc sobre as baratas ?
    missionario.rogeriosilva@gmail.com

    ResponderExcluir